9 dicas para abrir o apetite do seu filho e ajudá-lo a comer sem sofrimento.

 

9 dicas para abrir o apetite do seu filho e ajudá-lo a comer sem sofrimento. E fazer aviãozinho não está na lista. Saiba por quê:

 

1. Respeite os horários das refeições
A criança deve se alimentar seis vezes por dia e, quanto mais acostumada com uma rotina, melhor ela irá comer. O problema ocorre quando uma dessas refeições cai bem no momento de uma brincadeira… Aí não há prato que faça seu filho largar o que está fazendo. Nesse caso, seja claro: se não comer naquela hora, terá de esperar pela próxima refeição (mesmo que você tenha de adiantá-la um pouquinho…).

 

 

2. Dê o exemplo
Quer uma criança que não faz cara feia para o brócolis? Coma o vegetal com vontade. Não pense que vai criar um filho fã de frutas e verduras se você só come no fast-food.

 

 

3. Sem exageros na quantia
Nada de encher o prato do seu filho com a comida. Espere ele pedir se quiser mais.

 

 

4. Não faça malabarismos
A criança precisa aprender que comer é importante – e gostoso! Aviõezinhos, brinquedos e televisão acabam distraindo, realmente, a criança daquilo que ela deveria fazer. Segundo várias pesquisas, esse é um passo grande para a obesidade.

 

 

5. Desenvolva o gosto de sentar-se à mesa
Quando a família estiver em casa, aposte em refeições coletivas. Seu filho vai associar a hora de comer à satisfação da convivência com a família. E ainda aprender como se comportar, seguindo seu exemplo, ao usar os talheres, cortar os alimentos etc.

 

 

6. Líquidos depois
Deixe para oferecer água e sucos depois das refeições – nunca durante.

 

 

7. Não transforme guloseimas em prêmio
Sabe aquela famosa frase “Se você comer tudo, ganha sobremesa”? Risque do seu repertório. Falando isso, a criança associa o que está comendo a um sacrifício, e o “prêmio” fica ainda mais apetitoso.

 

 

8. Menu com as crianças
Defina o cardápio com a colaboração da criança e peça ajuda na hora de lavar a salada, de arrumar a mesa…

 

 

9. Considere a diferença entre lanche e refeição
O café da manhã, almoço e jantar são as refeições maiores do dia e não devem ser substituídas por lanches. A não ser em um dia especial. Mas opte por receitas saudáveis.

 

 

Não deixe de conferir nossa FanPage: www.facebook.com/Dailybaby

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *