Como preparar grãos e leguminosas.

Os cereais integrais têm muitos benefícios. São ricos em vitaminas, minerais e ainda muitas proteínas importantes.

São alimentos milenares, mas nossos ancestrais costumavam deixar de molho ou os fermentavam antes de consumir.

Deixar os grãos integrais de molho permite que ocorram alguns processos importantes. Todos os grãos contêm ácido fítico na camada exterior. Esse ácido, dentro do nosso organismo, se liga a minerais importantíssimos como cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco, impedindo a absorção dos mesmos pelo nosso corpo.

 

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Por isso, em todos os meus cursos ensino as mães a preparar os grãos e leguminosas para oferecer ao bebê.

Para neutralizar o ácido fítico é preciso deixar os grãos de molho em água morna com suco de limão ou vinagre durante, pelo menos, 8 horas (o meio ácido é indispensável para o processo). Uma colher de soro de iogurte, ou do próprio iogurte, faz com que as enzimas dos lactobacilos também quebrem e neutralizem o ácido.

 

Isso também vale para os feijões e demais leguminosas (grão de bico, lentilha). Eu, particularmente, sinto muita diferença ao consumir um feijão que foi deixado de molho e um que não foi, principalmente na digestão.

 

Após deixar horas de molho (sempre sugiro fazer da noite para o dia), lave os grãos e cozinhe normalmente. Você perceberá que o tempo de cozimento reduz, os grãos são mais facilmente digeridos (não formam gases) e os nutrientes liberados.

 

Com esse processo, você pode (e deve) oferecer o feijão completo ao bebê, grão e caldo.

 

Ana Rubik

Nutricionista Infantil

CRN 10 – 2781

www.anarubikparabebes.com.br

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