Alimentação Infantil: dicas e cuidados na introdução dos sólidos

Alimentação Infantil: dicas e cuidados na introdução dos sólidos 

 

Alimentacao Infantil dicas e cuidados na introducao dos solidos

 

 

Ser mãe nos dias de hoje é muito mais difícil do que há alguns anos. Somos bombardeadas de informações sobre como ser uma “boa mãe”, principalmente em torno da alimentação, onde muitos mitos, rumores e inverdades são falados.
Pensando nisso, resolvemos falar sobre a primeira fase do desmame do bebê: a introdução dos sólidos.
O Ministério da Saúde decreta que os bebês devem receber leite materno exclusivo até os seis meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente, e os sinais de que ele pode estar pronto para os sólidos são:
•    Ele não se mantém satisfeito por um longo período depois de uma mamada completa;
•    Ele exige mamar com mais frequência;
•    Ele começa a acordar no meio da noite para mamar, após algumas horas de sono;
•    Ele se interessa em assistir outras pessoas comendo;
•    Ele suporta bem sua cabeça e pescoço quando está na posição sentado.

 

 

O sistema digestivo do bebê não é capaz de absorver alimentos mais complexos que o leite antes de completar 17 semanas. Consulte sempre o pediatra ou nutricionista antes de começar o desmame.
Comece oferecendo purês macios e deslizantes de maçã, pêra, cenoura, batata-doce, mandioquinha ou abóbora. Você pode misturar sempre frutas e vegetais com o leite do bebê. Não espere que ele coma muito na primeira semana. No começo, ofereça sólido apenas uma vez por dia e escolha um momento onde vocês dois estejam relaxados e sem pressa. É necessário que seu bebê esteja com um pouquinho de fome, mas não muito faminto. E não se apresse, tente ir no passo do bebê.
O instinto materno é muito poderoso, portanto, se você sente que seu bebê está pronto, você provavelmente estará certa. Se ele não parecer interessado depois de algumas tentativas, você pode interromper por alguns dias e depois tentar de novo.
Primeiras frutas e vegetais.
Os primeiros alimentos devem ser de fácil digestão e improváveis de provocar uma alergia. Raízes como cenoura, batata-doce, mandioquinha e beterraba tendem a ser mais populares entre os bebês mais novos devido ao seu sabor doce natural e à maciez quando são amassados. Já as melhores frutas para bebês novinhos são maçã, pêra, banana e mamão. Também é importante escolher frutas maduras, sendo uma boa ideia prová-la antes de oferecê-la.
Até recentemente, aconselhava-se introduzir cada alimento separadamente, esperando três dias para introduzir um novo alimento. Contudo, a menos que há um histórico de alergia ou que você esteja desconfiada ou preocupada com a reação do seu bebê a um certo alimento, não há razão para não introduzir novos alimentos em dias consecutivos, desde que ofereça os alimentos citados anteriormente.
Na introdução dos sólidos, tenha cuidado para não reduzir a ingestão de leite materno ou fórmula infantil do seu bebê, pois o leite ainda é o fator mais importante no crescimento e desenvolvimento do seu filho.

 

 

Ana Rubik

 

Nutricionista Infantil CRN10- 2781

 

Pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional

 

Email: anabrubik@hotmail.com

 

www.facebook.com/anarubikparabebes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *