De bom humor até o parto

 

Gravidez não tem de ser sinônimo de incômodo. Impossível evitar? Para a personal trainer Gizele Monteiro, autora de Guia Prático de Exercícios para Gestantes (Editora Phorte), o bem-estar é garantido por uma alimentação balanceada e exercícios físicos adequados. “E como medida de prevenção, esses cuidados devem começar logo nos primeiros meses”, avisa. Mas mesmo as sortudas que engordam pouco (o recomendado é de 9 a 12 quilos) e praticam atividades físicas podem se sentir cansadas e doloridas no terceiro trimestre. Segundo a fisioterapeuta especializada em gestantes Vanessa Marques, de São Paulo, as principais queixas são inchaço e dores nas pernas e na região lombar (estudos mostram que ela atinge até 80% das grávidas). Para aliviar os sintomas, as profissionais indicam alguns exercícios e massagens que vão fazer diferença na reta final:

 

 

1)   De bom humor até o parto: Estique as pernas em uma cadeira, mantendo-as em linha reta com o quadril. Movimente os tornozelos para cima, para baixo e em círculos. Você também pode fazer o mesmo exercício com as mãos: basta esticar os braços para frente e mover os punhos para cima, para baixo e em círculos.

 

 

2)De bom humor até o parto:  Sente-se na ponta de uma cadeira, com os joelhos flexionados em 90º. Depois, eleve os calcanhares do chão, como se estivesse na ponta dos pés. Você pode repetir essa sequência dez vezes, de hora em hora, no horário de trabalho, por exemplo.

 

 

3) De bom humor até o parto: Em pé, apoie-se em uma parede com as mãos. Em seguida, eleve os calcanhares de oito a dez vezes.

 

 

4) Sentada em uma cadeira, você pode pisar levemente sobre uma bolinha de tênis ou de borracha, empurrando-a para frente e para trás, massageando a planta dos pés.

 

 

5) Na mesma posição, faça movimentos circulares e pequenas pressões com a bolinha por toda a sua coxa.

 

6) O ideal é fazer uma combinação de exercícios aeróbicos (caminhada, hidroginástica, bicicleta) com outra atividade que fortaleça a musculatura (musculação, ginástica localizada, exercícios posturais, yoga) e alongamento. Mas atenção: o ritmo e a intensidade dos movimentos têm de ser adaptados à gravidez. Por isso, nada de praticar esportes sem o acompanhamento de um especialista.

 

 

7) Por último, a drenagem linfática continua sendo a massagem mais recomendada para as grávidas, por ser feita com movimentos suaves e relaxantes. Além disso, a pressão drena o líquido acumulado entre as células para os vasos linfáticos e, assim, favorece a circulação sanguínea e diminui os inchaços.

 

 

Fontes: Gizele Monteiro, autora de Guia Prático de Exercícios para Gestantes (Editora Phorte) e idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes; Vanessa Marques, fisioterapeuta especializada em gravidez.

 

 

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