Férias com chuva! Veja brincadeiras para os dias chuvosos

 

Férias com chuva! Veja brincadeiras para os dias chuvosos: Brincadeiras para os dias de chuva. O tempo chuvoso lá fora não é desculpa para ficar em casa sem fazer nada. Selecionamos algumas ideias para você se divertir com seu filho. Veja só!

 

Menos de 1 ano

Escute uma música ao lado dele
Os bebês adoram sons. Ouvir música com ele não tem hora nem lugar. Mas deitar-se ao lado dele e curtir o momento, ver as reações do bebê, vai ser inesquecível. Vale um carinho, um sorriso, uma coceguinha.

 

Apresente novas sensações
Faça uma grande bola de chiclete e deixe-o estourar ou coloque uma luva bem macia e bem colorida e brinque com seu filho para ele sentir uma nova textura.

 

 

Entre 1 e 2 anos

Deixe-o descobrir o seu armário
Abra as portas do seu armário e deixe que ele use suas roupas, maquiagens, gravatas e a pasta do trabalho para imitar a mãe ou o pai.

 

Brincar de casinha
Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Também vale usar aquelas cabanas prontas, fáceis de montar. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.

 

 

Entre 2 e 3 anos

Brincar de massinha
Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul e faça a “mágica” para seu filho: misture as duas na frente dele e mostre a cor que vai aparecer. Alguns apetrechos deixam a brincadeira mais divertida. Existem caixas que vêm com a massinha e instrumentos para ele modelar. Mas serve o improviso, como um espremedor de alho, que dará forma de cabelos de bonequinhos.

 

 

Ver fotos da família
Seu filho vai achar um barato ver suas fotografias de quando era pequena, dos avós, das viagens e, claro, dele mesmo. É um momento de recordação para vocês dois e muito importante para a criação da identidade dele, entender como cresceu, quem é sua família. Para a brincadeira continuar, vocês podem renovar o álbum ou criar novos: a criança vai adorar participar.

 

 

Entre 3 e 4 anos

Vivo ou morto?
É bem simples: Um participante fica em pé, de frente para o grupo. Ele dá dois comandos: “vivo” – e todos têm de ficar em pé – ou “morto” – quando todos agacham. A diversão fica por conta de quem se atrapalha, erra o comando e sai do jogo. O único participante que sobrar será o vencedor.

 

 

Dançar no meio da sala
Dançar faz bem a qualquer um. Exercita o corpo, ensina ritmo e amplia o repertório musical. Coloque uma música bem gostosa e saia dançando com seu filho assim mesmo, no meio da sala. Dançar também é desenvolvimento social, pode aproximar de outras pessoas e oferecer possibilidades de integração pela vida toda.

 

 

Entre 4 e 5 anos

Brincar com recortes de revista
Separe algumas revistas velhas e deixe seu filho recortar a figura de que mais gosta. Depois, pegue a tesoura e corte uma parte da imagem. Cole esse recorte em um papel branco para seu filho completar a figura, fazendo o desenho do que falta. Isso vale para paisagens, objetos. Outra forma de brincar com revistas velhas é separar os olhos, bocas e narizes de várias fotos para depois montar rostos bem malucos em um papel. Vocês podem desenhar o contorno do rosto e preenchê-lo com os recortes.

 

 

família_cozinhando (Foto: Shutterstock)

 

Fazer biscoitos e bolos
Vá para a cozinha com o seu filho e reserve ao menos uma hora para a brincadeira. Deixe-o colocar os ingredientes, mexer a massa e pôr na assadeira. Ele vai se orgulhar quando vir o resultado do prato que ajudou a preparar.

 

 

Entre 5 e 6 anos

Telefone sem fio
Brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.

 

Banho das bonecas
Encha a banheira ou uma bacia e promova uma tarde de beleza para as bonecas. Se não estiver frio, as crianças podem até entrar junto na água com espuma. Depois de dar banho, as garotas vão se divertir com a produção: secando, fazendo escova no cabelo, maquiando e criando novos looks para as bonecas.

 

 

A partir de 6 anos

Imitar bichos para outros adivinharem
A partir das observações da natureza feitas durante passeios ao ar livre, as crianças já conseguem imitar bichos. Aproveite para usa rssa capacidade e brincar de mímica.

 

 

Jogo da velha
Passatempo mais simples e fácil, impossível. A dupla de jogadores só precisa de uma folha de papel e dois lápis. Ou um chão de cimento e pedaços de giz. E se não tiver nada disso, vale a areia e duas varinhas para desenhar. O “tabuleiro” é composto por três linhas e três colunas. Uma pessoa marca com “X”, outra com “O”, alternadamente, nos espaços vazios. O objetivo é conseguir três “O” ou três “X” em linha horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo impedir o adversário de ganhar na próxima jogada. A lógica é fácil de deduzir, por isso é comum “dar velha”, ou seja, empatar.

 

 

Não deixe de conferir nossa FanPage:www.facebook.com/Dailybaby

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *