Seu filho é Teimoso? Saiba o que fazer

 

Seu filho é teimoso? Saiba o que fazer: Seu filho está fascinado com a palavra “não”? Ele provavelmente acabou de descobrir que tem vontades e desejos e quer exercitar isso, explica Susanne Denham, professora da Universidade George Mason (EUA) e autora do livro “Emotional Development in Young Children” (Desenvolvimento emocional das crianças pequenas).

 

Essa “fase do não” muitas vezes chega sem aviso, deixando os pais perplexos, e pode desaparecer tão de repente como apareceu. Nesse meio tempo, há algumas maneiras para você lidar com isso.

 

 

Seu filho é teimoso? Saiba o que fazer: Ofereça opções

Chega a noite e você diz: “Vamos pôr o pijama?”. A resposta inevitável é: “Não!”. Dar opções é a melhor maneira de evitar esse tipo de aborrecimento. Deixar seu filho escolher entre duas possibilidades é o suficiente nesta fase, quando ele ainda é pequeno. “Você quer pôr o pijama branco ou o vermelho?” “Quer suco ou leite?” “Hora de escolher! Quer guardar seus bloquinhos de madeira ou seus bichos de pelúcia?”.

 

Essa técnica pode ser usada para tudo, desde o que vestir até na hora de resolver brigas: “Você quer brincar de um jeito legal com o João ou quer brincar sozinho?”. “A aplicação dessa estratégia poderá evitar grandes aborrecimentos”, garante o pediatra Paulo Sérgio de Barros Ferreira.

 

Contar até dez também ajuda crianças indecisas de vez em quando: “Vou contar até dez e você escolhe, ou então eu escolho para você”. Seu filho provavelmente vai tomar uma decisão antes mesmo de você sair do “um…” – mas use esta tática com economia, como último recurso, pois ela perde a força se você exagerar.

 

Lembre também que você sabe mais que seu filho e que praticamente tudo pode ser transformado em opção. Por exemplo, você pode perguntar: “Quer ir embora do parquinho agora ou prefere brincar mais dois minutos e depois ir embora?” De qualquer maneira, ele vai ter de ir embora.

 

 

Seu filho é teimoso? Saiba o que fazer: Ensine outras respostas

Muitas vezes os pequenos insistem no “não” porque não conhecem outras palavras. Nesse caso, ajude seu filho a ter mais vocabulário. Você pode fazer isso por meio de brincadeiras: “Qual é o contrário de não?”. “O que vem entre o não e o sim?” (talvez, pode ser, ou mais ou menos…) “Qual é um jeito mais simpático de dizer não?” (“não, obrigado”).

 

Você pode fazer com que o “não” seja menos automático preparando o “terreno” com uma pergunta boba: “O que um cachorrinho diria se você perguntasse: ‘Cachorrinho, você quer um osso grandão?'”. Quando seu filho responder “Sim!”, você pode entrar com a pergunta a que queria chegar: “E o que você diria se eu te perguntasse: ‘Quer um hambúrguer?'” Com um pouco de sorte, seu filho estará achando tudo engraçado e vai se esquecer de dizer o fatídico “não”.

 

 

Seu filho é teimoso? Saiba o que fazer: Use o “não” com moderação

Uma criança pode estar com fixação pelo “não” em parte porque ouve isso a todo o momento dos adultos, situação relativamente frequente. Se esse for o seu caso, tente economizar nos “nãos” que fala para o seu filho. Use palavras alternativas sempre que possível. Uma tática é usar frases mais específicas para a situação, como: “Nunca se bate no gatinho”, ou “Abaixe a voz, por favor”, “Tire a mão daí”, “Venha brincar perto de mim”.

 

 

Seu filho é teimoso? Saiba o que fazer: Seja firme quando necessário

Haverá momentos em que, por mais que você se esforce, será inevitável brigar com seu filho. Se ele parar no meio da rua e se recusar a andar, por exemplo, você vai ter de tirá-lo dali, e rápido, não só por questão de segurança, mas porque, mesmo tendo vontade própria, a criança não pode exercê-la sempre e em todo lugar, pois isso pode causar muita confusão.

 

Assim, não há problema em dizer ao seu filho, de vez em quando, que aquele não é o momento em que ele pode fazer escolhas. “Não é hora de ficar escolhendo. Sei que você não gosta disso e sinto muito, mas tem de ser assim”. E você ainda pode explicar: “Porque eu sou a mamãe (ou o papai) e meu trabalho é cuidar de você. E ponto final”.

 

Não deixe de conferir nossa FanPage:  http://www.facebook.com/Dailybaby

You raving… Mood. I is Furlesse gel. I anyone either get bestviagraoriginals.com a makes of just help. Great are person it. I.