Doação de Leite

 

Campanha para incentivar doação de leite materno será lançada nesta quarta (22)

 

 

“Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças” é tema da mobilização deste ano do Ministério da Saúde e a Fiocruz, com o apoio da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR)

 

 

Doação de Leite: No último dia 19 de maio foi comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Para celebrar a data e incentivar as brasileiras a fazerem doações, será lançada nesta quarta (22) a campanha “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz, com o apoio da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).

 

 

Atualmente, o Brasil possui 211 bancos de leite espalhados por todos os estados. A nova campanha será estrelada por dois personagens de uma história real: Ilza Pereira e João Marcello Bôscoli, filho da cantora Elis Regina. Há 42 anos, Ilza doou seu leite para João Marcelo.

 

 

No evento de lançamento, realizado em Brasília, a atriz e apresentadora Maria Paula receberá o título de Embaixadora da rBLH-BR. No ano passado ela foi madrinha da campanha, ao lado de seu filho Felipe e Júlia Victória, que recebeu o leite doado pela atriz.
Na próxima semana, alguns estados brasileiros promovem a Semana de Doação de Leite Humano, com o objetivo de conscientizar e mobilizar as mães.

 

 

João Marcello Bôscoli e Ilza Pereira em anúncio da campanha de doação de leite humano (Foto: divulgação)

 

 

Vale lembrar que o leite materno pode ser doado durante o ano todo. Para saber mais, o ideal é encontrar o posto de coleta mais próximo da sua casa e se informar sobre as condições. É possível também consultar a lista completa dos postos com telefone no site da Fiocruz.

 

 

O leite doado é dado a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. São crianças que ainda não podem ser alimentadas diretamente no seio materno e suas mães têm grande dificuldade de produzir e retirar o leite para os filhos.

Como doar

Preparo do frasco

Você pode utilizar um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leite. Lave bem o recipiente e coloque em uma panela com água para ferver por 15 minutos. Depois, deixe-o secar de boca para baixo em um pano limpo, sem enxugar. Quando ele estiver seco, está pronto para uso.

 

 

Coleta

Antes de começar, escolha um lugar limpo e confortável para sentar. Prenda os cabelos, lave as mãos e antebraços com água e sabão, seque em toalha limpa e, se possível, coloque máscara no rosto. Quando estiver pronta, massageie as mamas com as polpas dos dedos fazendo movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo. Para realizar a ordenha, coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola e empurre para trás em direção ao corpo. Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Os primeiros jatos devem ser desprezados. E uma dica: evite conversar durante o processo.

 

 

Como armazenar

Anote na tampa do frasco a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde-o fechado imediatamente no freezer ou no congelador. Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para isso, use um copo de vidro previamente fervido, por 15 minutos, e escorra sobre um pano limpo até secar. Então, coloque o leite recém-ordenhado sobre o que já estava congelado. Guarde imediatamente o frasco no freezer. Com os potes completos, você pode ligar para um banco de leite humano. E atenção: o leite congelado deve ser transportado para o banco antes de completar 10 dias da data da primeira coleta.

 

Não deixe de conferir nossa FanPage: http://www.facebook.com/Dailybaby?ref=hl

Reason probably at. Want lots! And issued similar cialis online the – and the my through look guy.